Fiz Cirurgia Plástica quando Poderei Doar Sangue

Quem se submeteu recentemente a uma cirurgia plástica pode precisar aguardar alguns meses antes de ser elegível para a doação de sangue. Essa restrição está associada a diversos fatores, incluindo a perda de sangue comum a procedimentos cirúrgicos, o tipo de anestesia utilizado e a extensão da própria intervenção.

A quantidade de sangue perdida está diretamente relacionada ao tipo específico de cirurgia realizada. Por exemplo, após uma lipoaspiração, é recomendável aguardar seis meses antes de realizar uma doação de sangue. No caso de procedimentos estéticos de menor porte, é aconselhável esperar até que a completa cicatrização ocorra, o que pode demandar um período de um ou mais meses.

Mesmo procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de toxina botulínica, implicam em uma restrição temporal para a doação de sangue. No caso da toxina botulínica, é necessário aguardar 12 meses antes de poder realizar a doação. Seguindo rigorosamente os períodos recomendados e não havendo impedimentos específicos, a pessoa poderá retomar a doação de sangue conforme o habitual. É importante mencionar a realização da cirurgia durante a entrevista no hemocentro, e em caso de dúvidas, é aconselhável discutir a situação com o cirurgião responsável.