CIRURGIAS

Rinoplastia

É uma das cirurgias que mais evoluíram nos últimos anos. Exige um acurado senso de harmonia do cirurgião uma vez que o  equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser observado afim de preservar a naturalidade e individualidade da face. Qualquer alteração na forma ou tamanho do nariz implica em grande mudança estética. A cirurgia é indicada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o rosto.

O procedimento é feito com anestesia geral. O paciente fica internado por 24 horas. No pós-operatório é utilizado um tampão ou splint nasal, retirado com 24 horas. O paciente fica com um curativo acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.

É comum ocorrer edema (inchaço) e equimose (roxidão), que costumam regridir em até 21 dias. Um edema residual persiste por 12 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal. Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, o trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.

Deve-se evitar o calor do sol, banhos quentes e ambientes muito quentes, pois o calor aumenta do edema (inchaço). O resultado definitivo é alcançado em 1 ano, mas já há grandes mudanças depois de 1 mês do procedimento.