Reconstrução mamária: conheça o procedimento

A reconstrução mamária é um procedimento que pode ser feito  durante ou após a cirurgia de retirada de tumor decorrente do câncer de mama (hiperlink  https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama). Garantida por lei (hiperlink http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13770.htm), a reconstrução leva em consideração a forma, a aparência e o tamanho da mama contra lateral. 

A associação entre mastologista e cirurgião plástico é indispensável no tratamento do câncer de mama. Essa integração é capaz de minimizar o sofrimento dos pacientes por permitir um tratamento completo desde a retirada do tumor até a reparação mamária, devolvendo, dentro dos limites possíveis, equilíbrio estético ao corpo.

A reconstrução da mama pode ser imediata, feita no mesmo procedimento da retirada do tumor; ou tardia, em outro tempo cirúrgico, quando o paciente alcançar as condições clínicas necessárias. Pode-se utilizar tecidos do próprio paciente (pele, gordura e músculos) e/ou materiais sintéticos (expansores e implantes de silicone).

O procedimento é feito em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para intercorrências. O paciente recebe sedação intravenosa ou anestesia geral, a ser recomendado pelo médico. 

Para recuperar a simetria das mamas após a reconstrução, alguns procedimentos são possíveis na mama oposta: reduzir a mama; a mastopexia, cirurgia para levantar a mama; ou aumento.

Nossa equipe está pronta para lhe receber, você também pode tirar mais dúvidas ou agendar sua avaliação através clicando aqui, e também pelo nosso Whatsapp 98127-1010, Instagram, Facebook ou pelo telefone 4101-9144.