Após a realização da cirurgia plástica, é fundamental contar com acompanhamento multidisciplinar de diferentes especialistas da saúde para que a recuperação seja ainda mais rápida e satisfatória. A escolha dos profissionais que irão atuar depende muito do tipo de procedimento, cabendo ao cirurgião plástico indicar os mais apropriados.
Nesse artigo, você entenderá mais a importância desse acompanhamento multidisciplinar e conhecerá as especialidades que podem ser acionadas. Confira!
Por que é recomendado o acompanhamento multidisciplinar?
O acompanhamento multidisciplinar é considerado um fator-chave para proporcionar que o pós-operatório seja o mais bem-sucedido possível.
O período após a cirurgia é de extrema importância para consolidar os resultados almejados. Isso porque é necessário adotar diversos cuidados enquanto o corpo está em processo de recuperação.
Para se ter uma ideia, o pós-operatório pode levar até 18 meses. Nessa fase, o acompanhamento multidisciplinar visa não somente reduzir esse período, como proporcionar que a qualidade de vida não seja prejudicada.
Além disso, esse trabalho em conjunto visa atingir o melhor resultado possível tanto físico quanto emocional, prevenindo complicações e, ainda, frustrações.
Quais especialidades podem ser acionadas no pós-operatório
O acompanhamento multidisciplinar, após os procedimentos cirúrgicos, pode incluir uma diversidade de profissionais. Dentre as especialidades que costumam ser mais acionadas, destacam-se:
1. Nutricionista
Controlar o peso é fundamental após a cirurgia plástica, porque os resultados costumam ser melhores quando a pessoa não sofre oscilações de massa corporal. Nesse cenário, o acompanhamento incluindo um nutricionista é indispensável para que a pessoa adquira novos hábitos e passe a ter uma maior consciência alimentar.
2. Educador físico
Realizar atividades físicas após a cirurgia plástica auxilia na tonificação e fortalecimento da musculatura, ajudando, assim, na manutenção dos resultados. Além disso, promove a redução dos inchaços, consequência muito comum após qualquer procedimento cirúrgico.
Para isso, porém, é fundamental contar com a ajuda de um educador físico, que saberá os seus limites e, com isso, orientará sobre os exercícios mais adequados.
3. Fisioterapeuta
Após a cirurgia, é muito normal que surjam alguns efeitos colaterais, como edemas, dor local, contratura muscular, equimoses e outros tipos de desconfortos. Assim, a fisioterapia surge como grande aliada na recuperação, pois minimiza as queixas e os traumas locais além de contribuir para agilizar a obtenção dos resultados almejados.
4. Psicólogo
A expectativa é um dos fatores que mais influencia na satisfação do paciente após a cirurgia plástica. Assim, o acompanhamento psicológico é recomendado justamente para auxiliar nas dificuldades que possam surgir e na redução da ansiedade.
Além disso, o profissional é fundamental para que a pessoa desenvolva a sua autoestima nesse período, evitando crises de depressão e frustração.
5. Dermatologista
O papel do dermatologista no acompanhamento multidisciplinar é o de analisar as características decorrentes da cirurgia. Neste caso, o profissional avalia e busca melhorias em aspectos como:
- edemas;
- trofismos cutâneo e muscular;
- cicatrizes;
- dor e sensibilidade.
6. Cirurgião plástico
O acompanhamento com o cirurgião plástico não se limita ao procedimento realizado. É de suma importância que o paciente realize consultas periódicas para que o profissional avalie os resultados que aos poucos vão surgindo e indique, se necessário, algum cuidado específico.
Por isso, ao escolher o profissional com quem deseja realizar sua cirurgia, questione ao médico como poderá tirar suas dúvidas e ser acompanhado nos pós-operatório.
Com dados da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica