CIRURGIAS

Como é a relação entre aparência e autoestima?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on whatsapp
Share on telegram

A aceitação de nossas características físicas causa grande impacto sobre a autoestima. Estar confortável com a aparência pode trazer a confiança necessária para ultrapassar barreiras sociais e até mesmo as que impomos a nós mesmos.

Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre a relação entre aparência e autoestima, bem como o impacto potencializador que a harmonia entre as duas pode causar. Confira agora e descubra a importância de se sentir bem consigo mesmo!

A relação entre aparência e autoestima

Existe uma relação bastante íntima entre autoimagem e confiança para lidar com as adversidades do dia a dia.

Embora pareça banal para aqueles que não vivenciam problemas de confiança, para alguns, a simples exposição ao julgamento alheio já é um grande agravante no que diz respeito à coragem para conduzir qualquer tipo de interação social.

Podemos observar que muitos indivíduos se sentem desconfortáveis com determinadas características físicas, o que geralmente está relacionado aos padrões de beleza impostos pela mídia.

Em outros casos, a insegurança se baseia simplesmente na descrença de que é possível se sentir bem com o próprio corpo ou superar os efeitos do envelhecimento, o que induz a uma conduta desleixada com a maneira de se apresentar.

Nos dois casos podemos perceber que há uma grande falha na construção da autoestima, sentimento que possui valor inestimável para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

Pode-se dizer que há uma negligência com a busca por elementos que corroborem para a autoaceitação e o amor-próprio, o que acaba se refletindo de maneira bastante expressiva na forma de conduzir as relações sociais.

Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para a construção da autoconfiança. Buscar essa condição é totalmente possível, e pode significar se livrar de inseguranças que impedem possíveis realizações pessoais e até mesmo profissionais!

O receio da mudança

Buscar uma mudança física ou mesmo ter um pouco mais de preocupação com a aparência pode ser custoso para alguns. A vaidade é historicamente tida como algo que deve ser evitado pelo ser humano e isso acaba afastando algumas pessoas da possibilidade de alterar suas próprias características.

Embora uma preocupação excessiva realmente possa ser prejudicial e até mesmo preocupante, estar confortável com a autoimagem é extremamente saudável e não há problema algum em perseguir esse sentimento!

Por isso, é fundamental sair da zona de conforto e perceber o grande efeito que uma transformação na aparência pode ter na construção de uma autoestima mais elevada. Consequentemente, haverá desdobramentos dessa mudança no que diz respeito à saúde mental e ao bem-estar.

A busca por ajuda profissional

Muitas vezes, um simples corte de cabelo ou uma mudança no vestuário já são suficientes para modificar toda uma situação de insegurança pessoal. Mas alguns casos demandam um esforço maior, podendo ser amparados pelo trabalho de profissionais da área da saúde, como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e cirurgiões plásticos.

Os avanços da cirurgia plástica, sobretudo no Brasil, mostram que a possibilidade de mudança pode estar muito mais próxima do que muitos imaginam. Buscar por um profissional qualificado pode fazer toda a diferença na mudança de uma característica física e, por consequência, causar um impacto enorme na construção de uma autoestima elevada!

Aproveite para tirar mais dúvidas e agendar sua avaliação com nossa equipe está pronta para lhe atender e retirar todas as suas dúvidas, Agende sua consulta através do nosso Whatsapp 98127-1010InstagramFacebook, ou  pelo telefone 4101-9144.