CIRURGIAS

Rinoplastia: saiba mais sobre a cirurgia de nariz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on whatsapp
Share on telegram

O formato do nariz é hereditário, mas a aparência dele pode ter sido alterada por lesão, trauma, fratura, ou cirurgia anterior. A rinoplastia é uma cirurgia plástica para remodelar o formato do nariz por questões estéticas ou para corrigir dificuldades respiratórias decorrentes de anormalidades estruturais.

A cirurgia pode ser feita a partir dos 16 anos idade e se o crescimento da face estiver finalizado. Também é necessário que o paciente seja fisicamente saudável e não fume.

O procedimento é feito com anestesia geral e exige que o paciente fique internado por 24 horas. No pós-operatório é utilizado um tampão ou splint nasal pelas primeiras 24 horas. Curativos de acrílico devem ser usados por 7 dias; e outro de fita adesiva, por mais 7 dias.

É comum que ocorra edema (inchaço) e equimose (roxidão), que costumam regridir em até 21 dias. Um inchaço residual pode persistir por até 12 meses. Traumas no nariz devem ser evitados por 2 meses.

Deve-se evitar o calor do sol, banhos quentes e ambientes muito quentes, pois o calor é responsável por aumentar o inchaço. O resultado definitivo é alcançado entre 6 meses e 1 ano, mas já há mudanças visíveis depois de 1 mês do procedimento.