CIRURGIAS

Lipoaspiração: conheça a cirurgia que elimina gordura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on whatsapp
Share on telegram

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica para eliminar depósitos de gordura de diversas partes do corpo com aspiração através de cânulas. Pode ser feita em homens e mulheres, em regiões onde é mais difícil eliminar gordura somente com exercício físico e dieta: abdômen, cintura, flancos, costas, culotes e coxas.

A cirurgia não é um tratamento para obesidade e não substitui exercícios físicos ou alimentação balanceada. Os candidatos ideais para o procedimento (hiperlink para Pacientes ideais para lipoaspiração devem praticar atividade física e ter bons hábitos) são aqueles que se exercitam regularmente mas ainda assim tem áreas de gordura no corpo, que podem ocorrer por questões genéticas.

Antes de decidir pela lipoaspiração, o cirurgião avalia o estado geral de saúde do paciente, levando em consideração condições pré-existentes ou fatores de risco. Juntos, as opções de procedimento são discutidas, assim como prováveis resultados e os riscos ou possíveis complicações. (Hiperlink para Conheça os riscos que envolvem a lipoaspiração).

O procedimento é feito com sedação intravenosa ou anestesia geral para garantir conforto durante a cirurgia. Através de pequenas incisões, solução líquida estéril é infundida para reduzir sangramentos e o trauma. Em seguida, uma cânula, tubo oco fino, é inserida nas incisões para soltar o excesso de gordura.

O resultado da lipoaspiração torna-se aparente conforme o inchaço e a retenção de líquidos diminuem. O inchaço costuma desaparecer em alguns meses. Cumprindo as recomendações, praticando atividade física e com alimentação saudável é possível manter a perda do tecido adiposo. Caso contrário, o ganho de peso pode reverter os resultados.

Em alguns casos, um ótimo resultado não é atingido com apenas um procedimento cirúrgico, sendo assim indicada uma nova cirurgia. Procedimentos adicionais também podem ser necessários quando grandes quantidades de gordura (mais de 5 litros) são aspiradas e provoca excesso de pele.